quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Retratar através da fotografia e do audiovisual uma das principais profissões que compõem o cenário nordestino: a profissão de vaqueiro. Este é o foco da exposição “Vaqueiros Canudos” do fotógrafo Miguel Teles(foto), aberta à visitação de 1º a 30 de setembro no Foyer da Biblioteca Pública do Estado (Barris). No mesmo período, o público poderá conferir também o documentário homônimo que será exibido sempre às terças-feiras, na Sala Luiz Orlando (3º andar), às 10h e 15h. A entrada é gratuita. A exposição “Vaqueiros Canudos” conta com 23 fotografias em preto e branco e texto de abertura de Manoel Neto. Já o documentário é dirigido por Miguel Teles e a fotografia é de Roque Araújo. Ambos são resultados do projeto “Vozes e Imagens do Sertão”, criado em abril de 2005 pelos pesquisadores Miguel Teles e Manoel Neto. A idéia era retratar o vaqueiro nordestino, seu ambiente de trabalho e as influências do progresso industrial e tecnológico, gerando graves riscos para a sobrevivência da profissão. Em maio, o projeto fez parte da programação cultural da cidade de Nova Soure, a 246km de Salvador. “Vaqueiros Canudos é parte integrante de um sonho. É um resgate da importância da profissão de vaqueiro. Tem a cor, o som, o gosto e o cheiro das coisas do Sertão. Tem vaquejada, tem banho de rio, tem conversa de pé de ouvido e tem noite de forró iluminado à luz de candeeiro, fumaçando de preto a parede toda caiadinha de branco”, destaca Miguel Teles, referindo-se a diversos aspectos da cultura nordestina. Vaqueiro desde cedo, Miguel conta que aprendeu a profissão com seu pai. “O primeiro som que ouvi foi o aboio de um vaqueiro e uma vaca berrando pela cria no pé da serra. Só quem vestiu um gibão, meu sinhô, sabe o peso que lhe cai sobre os ombros. Hoje, estes vaqueiros se aposentam como lavradores porque o Ministério Público e da Previdência Social não reconhecem a profissão de Vaqueiro”,.

AUDIOVISUAL VAQUEIROS DE CANUDOS

Miguel Angelo Almeida Teles nasceu em Pedrão, na madrugada do dia 14 de abril de 1962.  É o primogênito dos quatro filhos do casal Miguel de Lima Teles e Dionísia de Lima Almeida. Filho de vaqueiro e tendo vivido parte de sua vida como tal, afirma que o primeiro som que ouviu ao nascer, foi o aboio de um vaqueiro e uma vaca berrando pela cria no pé de uma serra. Por isso, tem  a paisagem sertaneja como tema preferencial de sua obra.  Atualmente é funcionário da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – BPEB, onde atua na Subgerência de Recursos Audiovisuais. Como documentarista, dirigiu e fotografou o curta “Um Dia de Vaqueiro”. Em parceria com Manoel Neto, realizou os audiovisuais “CANUDOS: Fé, Fogo e Sangue no Sertão” e “Imagens Biográficas de José Calasans”. Em fotografia, já expôs no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no Centro de Estudos Euclydes da Cunha CEEC/UNEB, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Shopping Itaigara, na Galeria Pierre  Verger, dentre outros espaços.

PREFEITO DE PEDRÃO UNE FORÇAS EM APOIO A INICIATIVA DO MOVIMENTO POPULAR ACESSO À LINHA VERDE

Vinte e cinco prefeitos unem forças em apoio à  iniciativa do Movimento Popular Acesso à Linha Verde  em prol da construção da rodovia que dará acesso as praias do litoral norte pelo trecho Araçás / Itanagra / Linha Verde. O idealizador e coordenador do movimento  o  Sr. Márcio Gomes,  esteve com os prefeitos em busca do apoio institucional no intuito de fortalecer o movimento frente ao pedido feito ao governo do Estado para que a nossa estrada de acesso ao litoral aconteça efetivamente. Os prefeitos por sua vez, foram sensíveis a causa e pousaram para fotos abraçando a iniciativa do movimento para que vai beneficiar toda região. Participaram do apoio ao movimento os municípios de Alagoinhas (Paulo Cézar), Araçás (Uelinton Coelho),  Itanagra ( Persídio) , Ouriçangas  (Nildon), Aramari (José Carlos), Pojuca (Geruza Laudano), Sátiro Dias (Joaquim Neto), Entre Rios (Fernando Madeirol), Rio Real (Antônio Carroça), Cardeal da Silva (Maria Quitéria), Pedrão (Alceu Barros), Inhambupe (Euberto Luiz), Esplanada ( Diolando Batista), Conde (Antonio Eliud),  Acajutiba (Alexsandro Menezes), Itapicuru (José Moreira), Irará (Derivaldo Pinto),  Catú (Gilcina Carvalho), Água Fria (Adailton Nunes), Teodoro Sampaio(  Antônio Valente ), Amélia Rodrigues (Antônio Carlos ), Terra Nova (Francisco Hélio), São Sebastião do Passé ( Tânia Portugal), Feira de Santana (Tarcizio Pimenta), Olindina ( Antônio João). De acordo com o Idealizador e coordenador do movimento, “depois do maior abaixo-assinado da história de Alagoinhas com 30.690 assinaturas, o apoio dos  prefeitos é fundamental, pois estarão representando as suas respectivas cidades junto ao governo do estado em prol da construção dessa estrada que vai trazer benefícios para todos os municípios envolvidos lhes proporcionando o lazer,  fortalecendo o turismo e o desenvolvimento sócio – econômico de toda região”. 

Prefeito do Município de Pedrão, Alceu Barros diz: "Na minha região só dá Geddel"

Será que Geddel merece mesmo o apoio do povo de Pedrão,o prefeito em entrevista ao portal INFOSAJ e só elogios ao peemdebista.
Confira a entrevista:

Município de Pedrão celebra festa em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus

Deputado Zé Neto acompanhado da vice-prefeita Neide,secretário de Justiça Nelson Pelegrino,dep. Zezeu Ribeiro,dep. Luiz Alberto...
Zé Neto

Prefeito de Irará Derivaldo e Zezeu Ribeiro

Acontece na cidade de Pedrão mais uma edição das festividades em louvor ao Padroeiro Sagrado Coração de Jesus, que teve início na sexta-feira (22) e será encerrada no domingo (31), com uma celebração que provavelmente será ministrada pelo arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian. A festa já é uma das mais esperadas e prestigiadas pelos moradores de Pedrão e localidades circunvizinhas.

O deputado Zé Neto compareceu à festa no domingo (24), onde participou do cortejo e da festa de largo, animada por um mini trio elétrico. O deputado e sua comitiva foram recebidos na casa da família da vice prefeita do município, Neide Sales, onde também estavam presentes autoridades políticas como os deputados federais Zezéu Ribeiro e Luiz Alberto; o secretário de Justiça, Nelson Pelegrino; o prefeito do município de Irará, Derivaldo Pinto e sua vice, professora Darci; os vereadores de Pedrão, professor Genivaldo e de Alagoinhas Radiovaldo Costa, além dos presidentes do Partido dos Trabalhadores (PT) de Alagoinhas, Thor de Ninha e de Pedrão Geovani da Silva.

Mesmo com o clima de festa, as lideranças políticas fizeram uma avaliação do governo Wagner na região e receberam de Neide Sales e do professor Genivaldo demandas em prol do município. 

Vice-prefeita de Pedrão diz que rompeu com o prefeito por três motivos


A vice-prefeita do município de Pedrão, Neide Sales dos Santos (PT), renunciou em 20 de outubro a função de diretora do departamento municipal de agropecuária e rompeu oficialmente com o prefeito Alfeu Barros de Araújo (PMDB). Em carta envida ao CN, ele justificou a decisão.

INDIFERENÇA AO SETOR RURAL - O Município de Pedrão possui 78,86% da sua população na zona rural (IBGE 2007) e as reivindicações de políticas públicas legitimadas para o setor de agropecuária em gestões anteriores eram tratadas com completo descaso e irresponsabilidade. Ao ser nomeada para a Direção do Departamento Municipal de Agropecuária, ele afirma que tentou nos nove meses, solucionar alguns desses problemas, apresentando projeto de lei como sugestão para criação da Secretaria de Agropecuária, sem resposta do prefeito.
Ela disse que buscou junto à CONAB técnicos para trabalhar uma Oficina do Programa de Aquisição de Alimento com as Associações e conseguiu junto ao governador Jaques Wagner, através do CDA e do Território 18, a entrega de quase 100 Títulos de Terra para vários homens e mulheres do campo fortalecendo o agronegócio local e proporcionando ao lavrador agilizarem sua aposentadoria, e “isto não dependeu do prefeito”, afirma.

Prefeito de Pedrão retorna ao cargo

O Prefeito Alceu Barros (PMDB), teve liminar acatada pela Justiça e permanece como Prefeito de Pedrão - Ba. Alceu teve o mandato cassado, sob acusação de compra de votos, na última quinta-feira, dia 14 de outubro, através de julgamento em primeira instância.

Com a cassação de Alceu, o candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de 2008 em Pedrão, Jacob Pereira da Silva (PSB), chegou a ser diplomado e não “empossado”, Prefeito, como equivocadamente divulgou noticia anterior deste site. Agora, o diploma recebido por Jacob fica sem validade enquanto o processo estiver em julgamento.

De acordo com informações do Cartório Eleitoral da Comarca, a Câmara Municipal de Vereadores de Pedrão chegou a mandar um oficio informando da posse de Jacob, que seria nesta segunda-feira, dia 18 de outubro. Contudo, a chegada da liminar anulou o evento. Alceu permanece no cargo de Prefeito, pelo menos até o julgamento do processo em nova instância.

Ainda, segundo o Cartório Eleitoral, correm mais dois processos envolvendo perda de mandato eletivo, em cidades da Comarca. Em Irará o processo aguarda o parecer final da promotoria. Já em Água Fria aguarda-se pela sentença da juíza.  

Pedrão comemora mais um aniversário de emancipação política.

Os festejos de aniversário de 47 anos da emancipação política de Pedrão, domingo 12 de julho, contaram com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que foi recebido pelo prefeito Alceu Barros (PMDB), pelo vice-prefeito e prefeitos de Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Santanópolis, Ouriçangas, Crisópolis, Alagoinhas, Acajutiba, Irará, Teodoro Sampaio, Aramari, e Coração de Maria.
Geddel chegou às 9h30 acompanhado do deputado estadual peemedebista Luciano Simões, e já era aguardado pelos “Encourados de Pedrão”, pela fanfarra de Alagoinhas, por lideranças políticas, além de uma multidão entusiasmada com cartazes, faixas e balões, na entrada da cidade, onde seguiu montado a cavalo, reforçando a tradição dos encourados, até a praça Cônego Carneiro para iniciar as comemorações.

Amanhecer & Anoitecer

Amanhece
Anoitece

PEDRÃO E A LITERATURA

LIVRO DO POETA E SCRITOR PEDRONENSE JORGE GALDINO
Livro: Histórias e Estórias

LAGOA DE IAÇU

Lagoa de Iaçu
Ponto Turístico do nosso município,está no site Baixaki para download:
Vista de outro angulo

PONTO TURÍSTICO DO MUNICÍPIO-LAGOA DE IACÚ

PRAÇA ENCOURADOS DA INDEPENDÊNCIA

PEDRÃO UM PEDACINHO DA BAHIA

Fotos da cidade

ENCOURADOS DE PEDRÃO


Encourados de Pedrão no desfile do 2 de Julho em Salvador

Igreja Matriz

Lavagem da Igreja Matriz

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Prefeito de Pedrão,Alceu Barros tem mandato cassado.

O prefeito Alceu Barros de Araújo (PMDB), do município de Pedrão, no nordeste baiano, teve seu mandato cassado pela Justiça por suspeita de compra de votos durante a candidatura para o cargo executivo, nas eleições de 2008. O BN tentou entrar em contato com Araújo, mas seu telefone encontra-se fora da área de serviço. Em contato com a Sra. Noélia, irmã do alcaide, a reportagem foi informada que o prefeito não quer manter contato telefônico com ninguém, por enquanto. “Ele [Alceu] me disse que ia desligar o telefone porque ia resolver uns problemas”, afirmou a parente do prefeito. Consta nos autos do processo de cassação que em maio de 2008 (meses antes do pleito), Alceu Barros de Araújo havia pago R$ 5 mil em troca do apoio político de Manoel dos Reis, então candidato a vereador. Outra denúncia, acatada pela juíza Gisele de Fátima Cunha, da Comarca de Irará, teria sido a de abuso de poder político por parte do prefeito cassado, quando este era diretor financeiro da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). Ainda cabe recurso, pois o processo encontra-se em primeira instância. Quem assume a prefeitura de Pedrão é o candidato que ficou em segundo lugar nas últimas eleições municipais, Jacó Pereira da Silva (PSB). O processo que resultou na cassação do peemedebista foi movido pelo próprio interessado no "trono".

quarta-feira, 4 de agosto de 2010


São João de Pedrão 2011

Encourados de Pedrão-HERÓIS

Encourados de Pedrão-HERÓIS
Mantendo a tradição histórica do município de Pedrão, o grupo ENCOURADOS DE PEDRÃO, fundou uma Associação em 1º de outubro de 2007, Registrada sob nº. 424, Fórum da Comarca de Irará, em 11 de fevereiro de 2008. Este Grupo abre o desfile cívico nas comemorações do dia 2 de julho em Salvador data da Independência da Bahia.