sexta-feira, 1 de julho de 2011

Encourados de Pedrão vai desfilar no 2 de Julho

Com ou sem polêmica, os Encourados de Pedrão, grupo de vaqueiros que abre o desfile do 2 de Julho, participam das festividades no próximo sábado, pelas ruas do centro antoigo de Salvador. O prefeito de Pedrão, distante 130 quilômetros de Salvador, Alceu Barros, garante que os 40 vaqueiros vão desfilar com seus cavalos. A ameaça de retirada dos animais, por solicitação da ONG Terra Verde Viva, com o apoio do promotor do meio ambiente do Ministério Público, Heron Santana, não ameaça o prefeito que nega maus tratos aos animais. A sugestão do promotor, de trocar os animais por alegorias, foi criticada pela historiadora e professora Consuelo Pondé. Ela lembra que o desfile é uma tradição histórica que precisa ser preservada.

Os imponentes cavaleiros com suas roupas de couro, representantes do homem do sertão, abrem a histórica manifestação há mais de 50 anos. A preocupação dos defensores dos animais sensibilizou o MP que proibiu o jegue na Lavagem do Bonfim e na Mudança do Garcia.

Nenhum comentário:


São João de Pedrão 2011

Encourados de Pedrão-HERÓIS

Encourados de Pedrão-HERÓIS
Mantendo a tradição histórica do município de Pedrão, o grupo ENCOURADOS DE PEDRÃO, fundou uma Associação em 1º de outubro de 2007, Registrada sob nº. 424, Fórum da Comarca de Irará, em 11 de fevereiro de 2008. Este Grupo abre o desfile cívico nas comemorações do dia 2 de julho em Salvador data da Independência da Bahia.