quinta-feira, 21 de julho de 2011

sexta-feira, 8 de julho de 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MP sugere que vaqueiros de Pedrão desfilem sem cavalos no 2 de Julho

Um dos momentos mais tradicionais da manifestação popular no desfile de 2 de Julho, em Salvador, corre o risco de não acontecer este ano. Recomendação do Ministério Público do estado sugere que os 'Encourados de Pedrão', que representa a participação dos vaqueiros na guerra pela independência da Bahia, participem do desfile sem os cavalos. A solicitação foi impetrada no MP pela Associação de Proteção dos Animais da Bahia.

A entidade já moveu ações no MP envolvendo animais que eram usados em outras duas grandes manifestações do estado: o desfile do Bonfim e a lavagem do Garcia, que acontecem em Salvador. Segundo Ana Rita Tavares, do Movimento Humanitário Pró-Animal e da ONG Terra Verde Viva, a proibição pretendida por organizações que militam na causa se deve aos maus-tratos sofridos pelos animais. “O primeiro mau-trato é aquele que retira o animal do seu habitat natural para inseri-lo em um contexto de barulho, em que pessoas que se embriagam e jogam bebidas nos olhos dos animais, nas narinas. Eles sofrem demais”, comenta.

A Fundação Gregório de Matos (FGM), que organiza o desfile, diz que vai recorrer ao Tribunal de Justiça para assegurar a participação dos cavalos. "Nós somos favoráveis à participação dos animais, mesmo porque o 2 de Julho é a festa cívica mais importante da Bahia, tão importante quanto 7 de setembro, ou até mais. E os animais são integrantes dessa história. Com o cuidado devido, eles têm que participar”, avalia o presidente Ipojucã Cabral.

O coordenador dos Encourados, Anderson Maia, conta que os vaqueiros vão estar presentes com os animais, mesmo correndo o risco de serem retaliados. “Não há maus tratos nos nossos animais, eles são preparados para esse desfile. No percurso, eles descansam 15, 20 minutos, a depender da necessidade de cada um deles. Os caminhões que fazem o transporte são novos e, ao chegar lá, a sede do animal é saciada, igual a de todos nós”, comenta. O vaqueiro ainda acrescenta: “Será que a polícia montada também vai parar de andar com seus animais?”. Na cidade, a população não imagina o desfile sem a participação dos cavalos. “Se não tiver o cavalo não tem o vaqueiro”, diz um senhor.

O promotor de Justiça Heron Santana, titular da Promotoria do Meio Ambiente do MP na Bahia, disse que não existe nenhuma ação oficial do órgão em relação aos cavalos do 2 de Julho, mas que, entretanto, existe uma recomendação para que eles não sejam usados.

História

A tradição dos ‘Encourados de Pedrão’ é a manifestação popular mais antiga do município Pedrão, que fica a 131 km de Salvador. Foi iniciada há mais de 180 anos, como parte das comemorações da independência da Bahia. O grupo é formado por 40 cavaleiros, que representa a participação dos vaqueiros na expulsão dos portugueses em 1823. Há quase dois séculos são eles que abrem o desfile de 2 de Julho, que sai da Lapinha e vai até o Campo Grande, em Salvador. Vestido a caráter, os vaqueiros completam todo o percurso montados a cavalo. “Vaqueiro tem que ter o cavalo. Se é a tradição do desfile dos encourados tem que ser usado”, opina a professora Angélica Souza.

Erasmo Carvalho é um dos vaqueiros que desfila nas comemorações do 2 de Julho. Ele participa há 22 anos, afirma que discorda sobre a interferência e diz estar desanimado. “Não dá certo, não, acho que não tem como irmos. Eu já vi uns três ou quatro dizendo que não vão”, relata.

O escritor José Galdino se junta à luta em poesia. “O que a Bahia consagrou, na luta pela independência, heróis e vencedores. Por essa terra eu amor, a minha terra é lembrada. Bahia, Brasil, Pedrão, o final da caminhada”.

Fonte:

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/06/mp-sugere-que-vaqueiros-de-pedrao-desfilem-sem-cavalos-no-2-de-julho.html


Encourados de Pedrão vai desfilar no 2 de Julho

Com ou sem polêmica, os Encourados de Pedrão, grupo de vaqueiros que abre o desfile do 2 de Julho, participam das festividades no próximo sábado, pelas ruas do centro antoigo de Salvador. O prefeito de Pedrão, distante 130 quilômetros de Salvador, Alceu Barros, garante que os 40 vaqueiros vão desfilar com seus cavalos. A ameaça de retirada dos animais, por solicitação da ONG Terra Verde Viva, com o apoio do promotor do meio ambiente do Ministério Público, Heron Santana, não ameaça o prefeito que nega maus tratos aos animais. A sugestão do promotor, de trocar os animais por alegorias, foi criticada pela historiadora e professora Consuelo Pondé. Ela lembra que o desfile é uma tradição histórica que precisa ser preservada.

Os imponentes cavaleiros com suas roupas de couro, representantes do homem do sertão, abrem a histórica manifestação há mais de 50 anos. A preocupação dos defensores dos animais sensibilizou o MP que proibiu o jegue na Lavagem do Bonfim e na Mudança do Garcia.


São João de Pedrão 2011

Encourados de Pedrão-HERÓIS

Encourados de Pedrão-HERÓIS
Mantendo a tradição histórica do município de Pedrão, o grupo ENCOURADOS DE PEDRÃO, fundou uma Associação em 1º de outubro de 2007, Registrada sob nº. 424, Fórum da Comarca de Irará, em 11 de fevereiro de 2008. Este Grupo abre o desfile cívico nas comemorações do dia 2 de julho em Salvador data da Independência da Bahia.